Seguindo uma lógica idêntica ao trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto TACCLE2, aqui está uma das 20 atividades que farão parte do livro a publicar pelo Projeto LIDIA. Uma atividade proposta em resultado do processo de validação que decorreu durante o Workshop.
ARMAZENAMENTO NA NUVEM
Nível de dificuldade: 1
Domínio(s): Informação
Recursos necessários
Equipamentos: Computador com ligação à Internet
Aplicações: Correio eletrónico | Serviço Dropbox
Descrição breve (50-80 palavras)
Nesta atividade sugerimos que os adultos explorem um dos muitos serviços para armazenar, organizar e fazer cópias de segurança de ficheiros de qualquer tipo (imagem, fotografia, vídeo, apresentação, folha de cálculo, PDF, etc.). Pretende-se que criem uma conta num serviço de armazenamento de arquivos online, conheçam as vantagens e limitações deste tipo de serviços, explorem as diversas possibilidades de gestão e organização de arquivos na nuvem e aprendam a aceder aos seus ficheiros, de forma segura, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Justificação (30-50 palavras)
Em pouco tempo, deixámos de ter necessidade de adquirir discos externos para guardar os nossos documentos digitais mais importantes ou pendrives para transportar e partilhar ficheiros gigantes. Existem hoje muitas opções boas e gratuitas para guardar e partilhar os nossos ficheiros, sem nos preocuparmos com seu tamanho!
Aprender o quê?
- Conhecer vantagens e limitações dos serviços para armazenamento de arquivos na nuvem.
- Criar uma conta num serviço de armazenamento de arquivos online (Dropbox).
- Fazer o envio de arquivos para o serviço escolhido de forma simples e rápida.
- Aceder a arquivos previamente disponibilizados e organizados online de forma segura, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar.
Ilustração da página de acesso à conta do serviço Dropbox.
Notas & Links para ferramentas (50- 70 palavras)
O serviço Dropbox está disponível em https://www.dropbox.com/. É um dos serviços de armazenamento na nuvem e sincronização de arquivos mais antigos, que surgiu em 2008, e é ainda hoje um dos serviços mais completo e mais popular. Como alternativa a este serviço, poderá ser interessante propor a exploração do Google Drive, que apresenta a interface totalmente em português. Poderá ainda encontrar facilmente muitas outras alternativas a estes dois serviços. Pesquise na Internet as novas tendências e os investimentos que muitas empresas têm feito nesta área da computação em nuvem (“cloud computing”).
Descrição da atividade (240-280 palavras)
Uma forma interessante para iniciar esta atividade passará por fazer o levantamento do que os adultos já sabem sobre as diversas possibilidades hoje existentes para guardar e partilhar ficheiros online, recorrendo aos chamados serviços de armazenamento na nuvem.
Pode, neste contexto, desafiar os adultos a pesquisarem na Internet informações sobre os serviços mais populares nesta área, descobrindo e sistematizando as principais vantagens e limitações de cada um.
Depois, se tiver uma conta pessoal no Dropbox, mostre ao grupo de adultos o ambiente deste serviço e partilhe a sua experiência de utilização na organização, gestão, acesso e partilha de arquivos diversos.
Se sentir necessidade e interesse para melhorar a familiarização com o ambiente, as funcionalidades e os recursos deste serviço, sugira que cada adulto faça o Tour do Dropbox disponibilizado em língua portuguesa (BR), em https://www.dropbox.com/tour.
Proponha depois a criação de uma conta individual no Dropbox e apoie os adultos na exploração das suas funcionalidades, começando eventualmente pelas configurações (perfil, conta e segurança), consoante as necessidades e interesses demonstrados.
Depois, peça aos adultos para criarem pastas e organizarem os seus ficheiros, orientando-os nesta tarefa sempre que necessário. Para explorar a funcionalidade de partilha de pastas ou ficheiros (“compartilhamento”), sugira a um adulto que crie uma pasta específica para o grupo e que convide todos os membros do grupo a fazer parte dessa pasta.
Termine a atividade com um balanço do trabalho realizado, promovendo a identificação dos sucessos alcançados e das dificuldades ainda a superar.
Tempo estimado: 2 sessões com a duração de, pelo menos, 1h00
Estrutura visual
- Diagnóstico de conhecimentos sobre os serviços existentes
- Pesquisa na Internet sobre os serviços mais populares
- Familiarização com o ambiente e funcionalidades do Dropbox
- Criação de uma conta individual no Dropbox
- Criação, organização, gestão e partilha de pastas e arquivos
- Balanço do trabalho realizado
Sugestões & Dicas (100-150 palavras)
Para que cada adulto tire o máximo partido deste serviço, será muito interessante que cada um desenvolva esta atividade no próprio computador, podendo desde logo experienciar de forma personalizada todos os procedimentos necessários à instalação do Dropbox no seu computador pessoal.
Para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir a respeito do serviço selecionado para o desenvolvimento desta atividade, incentive os adultos a procurar de forma autónoma a ajuda necessária recorrendo, desde logo, à Central de Ajuda do próprio serviço, disponível em: https://www.dropbox.com/help.
Para beneficiarem ainda mais do sistema de partilha de ficheiros que o Dropbox oferece, estimule os adultos a explorarem a extensão existente para o Google Chrome para enviar vários ficheiros, ou pastas de ficheiros através de e-mail. Note que esta funcionalidade é útil apenas para os utilizadores deste browser, com conta no Gmail. A extensão “Dropbox para Gmail” pode ser instalada, no Chrome, a partir desta página: https://goo.gl/qSH9d8.
Segurança & Identidade Digital (50-80 palavras)
Antes de iniciar a criação de uma conta no serviço que sugerimos para o desenvolvimento desta atividade (ou em outro considerado mais relevante pelos adultos), proponha aos adultos que leiam atentamente os termos do serviço escolhido e que esclareçam todas as dúvidas que possam surgir antes da sua adesão. Para saber mais informações sobre os Termos do Dropbox consulte a página dedicada a esta temática em: https://www.dropbox.com/terms.