No âmbito do projeto LIDIA, que tem vindo a ser implementado desde 2015, a equipa do
projeto foi contactada pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR), para apoiar os seus
profissionais no desenvolvimento de competências que permitam a promoção de
competências digitais nos adultos para quem trabalham: pessoas que procuram asilo em
Portugal. Estamos a desenvolver um protocolo de cooperação, que contempla tanto a
promoção de atividades formativas, como a partilha de informação e a receção dos nossos
alunos para desenvolvimento de atividades inerentes aos seus percursos académicos.
A primeira atividade conjunta a ser promovida será o Curso Literacia Digital de Adultos
destinado aos profissionais que colaboram com o CPR e que estão a participar no projeto
Erasmus + “SEE, TELL AND LISTEN: Improving refugees’ digital literacy through photovoice and
storytelling”. O projeto está a ser implementado em 5 países (Portugal, Espanha, Holanda,
Itália e Grécia) e conta com 7 parceiros, cabendo em particular ao CPR o desenvolvimento de
um módulo de formação em elearning que capacite os profissionais de cada país para a
integração da promoção da Literacia Digital nas suas atividades.