A partir de abril, a equipa do projeto LIDIA irá realizar algumas palestras e workshops para divulgação dos recursos criados, em particular as atividades com tecnologias destinadas à inclusão digital de adultos. Disponibiliza-se aqui o calendário das edições já previstas. Basta contactar a equipa para o mail lidia@ie.ulisboa.pt no caso de pretender agendar um workshop na instituição em que trabalha.
09 abril (RIO DE MOURO) Seminário de Bibliotecas Inclusivas – AE Leal da Câmara (9:30-12:00H)
30 abril (LISBOA) Encontro Nacional da APCEP – Pavilhão do Conhecimento (14:30-16:30H)
05 maio (LEIRIA) Ciclo de conferências “Projetos Inovadores para um Envelhecimento Ativo” – Escola de Saúde de Leiria (18:30-20:00H)
01 julho (MONTE DA CAPARICA) TIC@Portugal’16 – Universidade Nova de Lisboa (14:30-16:30H)
Título do Workshop: Literacia e Cidadania Digital de Adultos
Numa sociedade fortemente tecnológica, ganha hoje particular acuidade a questão da integração digital da população adulta, daqueles que há muito saíram da escola e, principalmente, dos que nunca por lá passaram. Alguns dados disponíveis parecem mostrar, aliás, que estamos perante uma situação a merecer especial atenção, nomeadamente no caso dos adultos que, por não terem acesso ou não saberem usar a Internet, se encontram afastados do exercício pleno da cidadania num Portugal livre e democrático.
É nesta linha que este workshop deve ser entendido, procurando dar a conhecer e partilhar o conjunto de recursos que uma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recentemente teve oportunidade de desenvolver no âmbito do Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos (lidia.ie.ulisboa.pt), um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Rede TIC e Sociedade). Para a construção desses materiais e partindo do princípio que o domínio de competências digitais pode contribuir para diminuir o fosso digital daqueles grupos, a linha de orientação seguida foi a de pensar que isso trará vantagens relacionadas com uma vida independente e saudável, podendo levar à participação dos adultos em outras atividades de aprendizagem e outros empregos, mas sobretudo incrementando a sua autonomia e sua auto-estima e, desse modo, melhorando a sua qualidade de vida.
Para além de uma breve apresentação e reflexão sobre a problemática da inclusão digital de adultos no nosso país, é feito o convite aos participantes para exploração guiada dos materiais produzidos e, com base no modelo utilizado, iniciarem o processo de criação de novas atividades de inclusão digital adequadas às necessidades dos adultos com quem trabalham.
Equipa dinamizadora: Joana Viana, Carolina Pereira, Catarina Gonçalves e Elisabete Cruz, Fernando Albuquerque Costa – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Equipamento: Não sendo condição, será útil que os participantes possam ter consigo os seus dispositivos móveis (smartphones, tablets, portáteis).
Duração média prevista: 2:30 horas
Será oferecido 1 exemplar do livro Atividades para Inclusão Digital de Adultos a cada participante nos workshops.