Author Archive: f c

alv17_780x400px_2

LIDIA ALV 2017

Apresentação do Projeto LIDIA no primeiro painel do encontro, sobre o tema da “Educação de Adultos num Mundo Digital”.

alv17_780x400px_2

Semana ALV 2017

O Projeto LIDIA estará presente no primeiro painel do Encontro que decorrerá no dia 20 de Novembro no Grande Auditório do ISCTE para assinalar o início da Semana Aprender ao Longo da Vida – Semana ALV 2017, uma iniciativa da Associação O Direito de Aprender e envolvendo outras entidades, entre as quais a ANQEP e o INATEL. Este encontro terá precisamente como tema principal a “Educação de Adultos num Mundo Digital”, daí o convite que nos foi endereçado pelo Rui Seguro, responsável pela Associação O Direito de Aprender.

KickoffMeetingFano

Estendendo o raio

Reunião de arranque do novo projeto, STEPUP2-ICT, em Fano, Itália, dando continuidade ao que fizemos em Portugal, no contexto do Projeto LIDIA. As ideias propostas para concretização do output de que somos responsáveis foram bem acolhidas pelos parceiros dos diferentes países envolvidos. Na prática, trata-se de replicar a ideia de “atividade de aprendizagem” que esteve na base das propostas que criámos no LIDIA para ajudar os formadores a trabalharem a questão da inclusão e literária digital dos adultos com quem trabalham.  

Erasmus_logo

ERASMUS +

Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access. Um novo projeto, de novo a nível europeu (ERASMUS +), para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no LIDIA – Literacia Digital de Adultos. Tal como no Projeto LIDIA, o grupo-alvo do projeto AAA-StepUp2-ICT são todos aqueles que de alguma forma lidam com adultos e que, por isso, podem ter um impacto direto sobre as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento pessoal e social. O projeto AAA-StepUp2-ICT centra-se precisamente no fortalecimento da dimensão pedagógica do uso das tecnologias digitais dos educadores de adultos nos seus contextos ocupacionais específicos. Visa o…
Read more

newsletter

O projeto LIDIA em síntese!

Uma síntese do projeto LIDIA foi publicada na mais recente Newsletter do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em março de 2017. Pode descarregar o ficheiro LIDIA na Newsletter do IE 2017.

Livrocastellon

Nova publicação!

Eis uma nova publicação sobre as atividades do Projeto LIDIA, desta vez em Castelhano: Costa, Fernando, Cruz, Elisabete, Viana, Joana & Pereira, Carolina (2017). Alfabetización digital de personas adultas. Proyeto LIDIA: aportaciones para el desarollo de dinámicas de formación. In M. Martí-Puig & M. Santágueda-Villanueva (eds.). Metodologías Retos y Propuestas de Futuro em el Aprendizaje em lo Largo de la Vida. Castelló: Imprenta de la Diputación de Castellon. 95-107. El presente texto tiene como objetivo dar cuenta de un estudio exploratorio dedicado a la identificación de situaciones en las que el ciudadano adulto experimenta dificultades para ejercer su autonomía al no saber…
Read more

incode2030

Um desafio nacional!

INCoDe.2030, a iniciativa nacional para as competências digitais deste governo. A explorar com atenção, não apenas pelos números que são apresentados sobre a realidade portuguesa em termos de literacia digital, mas também para se perceber a estratégia delineada e as medidas previstas para a sua implementação. Algo em que o Projeto LIDIA, de alguma maneira, deu passos fundadores.

ipb

LIDIA em Bragança

Continuando a divulgação e disseminação dos produtos realizados no contexto do projeto LIDIA, desta vez iremos estar no Instituto Politécnico de Bragança com a nossa colega Professora Raquel Patrício, consultora do projeto e especialista na área da alfabetização digital de seniores.

jornadas

LIDIA em Moçambique!

Aproveitando a oportunidade da participação nas 9as Jornadas da Língua Portuguesa, organizadas pelo Instituto Camões, que terão lugar em Maio em Maputo, está já planeada a realização de dois workshops em que serão exploradas, entre outras, as atividades de literacia e inclusão digital desenvolvidas no seio do projeto.

1000 down

1000 downloads

O livro com propostas de atividades acaba de atingir um milhar de downloads na versão PDF. Com mais 260 downloads da versão ePub e mil da versão em papel, podemos dizer que é já bastante significativo o conjunto de pessoas com acesso aos recursos desenvolvidos.

Processo desenvolvimento

Sobre o processo de desenvolvimento das atividades LIDIA

Mais um texto publicado no âmbito do Projeto LIDIA, desta feita para partilhar, com detalhe, o processo que seguimos para o desenvolvimento das atividades que fazem parte do livro: Costa, F; Cruz, E.; Viana, J. & Pereira, C. (2017). O processo de desenvolvimento de dinâmicas de educação digital de adultos. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal, As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores. Lisboa: EDUCA & AFIRSE Portugal.

eyal2017_logo_new_smaller-500x286

2017, Ano da Educação de Adultos na Europa

Como não podia deixar de ser, o Projeto LIDIA associa-se à iniciativa que, em 2017, celebra o impacto e os benefícios da educação de adultos. Uma iniciativa europeia que importa acompanhar de perto e que se organiza em torno do tema “The Power and Joy of Learning”.

Lidia por Daniel

A história..

Daniel Lança Perdigão vai contando a história do IV Encontro Nacional de Formadores. Imagens que consolidam as ideias que vão sendo transmitidas. Neste bocadinho, a parte referente à intervenção que é referido o projeto LIDIA…  

1_1_IVENF1

Encontro Nacional de Formadores

O Forma-te, a Universidade de Aveiro através da UNAVE e a AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), realizaram, na Universidade de Aveiro, o IV Encontro Nacional de Formadores, no Dia Nacional do Formador, 18 de novembro 2016, com o tema: Tecnologias, Metodologias e Pessoas: Aprendizagem em evolução ou em revolução? O objetivo é o de compreender de que modo as tecnologias poderão afetar o processo de aprendizagem, as metodologias, as práticas e as competências do formador. O desafio para este encontro foi o da ligação. Estamos em tempo de conexões. E de resultados. Para as pessoas! Tomar contacto com a panóplia de…
Read more

Seminário CB

LIDIA no Politécnico de Castelo Branco

Mais uma etapa do percurso de divulgação e disseminação dos produtos realizados no contexto do projeto LIDIA. Desta feita, a convite do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para um seminário no âmbito da Pós-graduação em Administração Escolar. Será um prazer voltar a estar com o Professor Henrique Gil, consultor do projeto e especialista na área da alfabetização digital de seniores. Para consultar…

customLogo.gif

LIDIA, além fronteiras

Em Castellón de la Plana, Espanha, na Universidade Jaume I, teve lugar nos passados dias 10, 11 e 12 de novembro 2016, o IV Congreso Internacional de Aprendizaje a lo Largo de la Vida, para o qual o Projeto LIDIA foi convidado a fazer a conferência de encerramento. Aí tivemos oportunidade de apresentar os materiais realizados e o processo que levou à sua concretização, nomeadamente através da auscultação direta de adultos, mas sobretudo de partilhar com colegas espanhóis o que aprendemos com esta experiência e refletir em conjunto sobre as estratégias para superar os problemas identificados para promover a cidadania digital das…
Read more

Viseu

LIDIA em Viseu

Mais uma oportunidade de apresentarmos o trabalho realizado no projeto LIDIA, desta feita com a tónica no que os materiais produzidos e as dinâmicas criadas podem ajudar a promover a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Numa perspetiva preventiva, como não poderia deixar de ser, no contexto de um seminário sobre Alzheimer e outras demências

alzheimer

Alzheimer e LIDIA?

O II Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir irá realizar-se nos dias 11 e 12 de novembro de 2016, na Aula Magna do IPV, e é organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu em parceria com as Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu. O programa inclui a participação de conferencistas nacionais e internacionais com mérito reconhecido nesta área. Focado na sua dimensão de intervenção, preventiva, o Projeto LIDIA estará representado uma vez mais pela Joana Viana, membro da equipa de investigação do projeto.

14355643_1085557068197476_6701220312875716023_n

No 7º SIMEDUC

Entrevista ao jornalista Caio Guimarães sobre o Projeto Lídia – Literacia Digital para Adultos – e sobre os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola. Em 15 de setembro de 2016 na Universidade Tiradentes no decorrer do 7º SIMEDUC.

image1.jpg

LIDIA NA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa foi convidado a fazer uma breve apresentação do Projeto LIDIA durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios Inclusão e Literacia Digital relativos a 2015, que teve lugar na Academia das Ciências, no dia 13 de setembro de 2016. O convite que nos foi endereçado para participarmos nesta cerimónia, para além do reconhecimento que representa sobre a qualidade do trabalho realizado, constituiu uma importante oportunidade para divulgar o trabalho realizado, nomeadamente junto dos membros da Rede TIC e Sociedade, que são afinal o público a quem potencialmente os recursos desenvolvidos mais interessarão.

LIDIA _Simpósio_ticEDUCA2016

Simpósio no ticEDUCA

O Projeto LIDIA dinamiza um Simpósio no âmbito do IV Encontro Internacional TIC e Educação, que tem lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre 8 e 10 de setembro de 2016. Uma oportunidade para fazer sobressair a dimensão investigava que esteve por detrás de todo o trabalho de desenvolvimento dos recursos que vieram a ser produzidos. Simpósio 1 (12h-13h30 | Anfiteatro 1) Título: Projeto LIDIA- Literacia Digital de Adultos Dinamizadores: Fernando Albuquerque Costa | Elisabete Cruz | Carolina Pereira | Joana Viana | Catarina Gonçalves Resumo: Numa sociedade fortemente tecnológica como aquela em que vivemos, ganha particular…
Read more

premio_ild_banner2

Prémios 2015

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa irá fazer uma breve apresentação do Projeto LIDIA durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios Inclusão e Literacia Digital relativos a 2015, que terá lugar na Academia das Ciências, no dia 13 de setembro de 2016. O convite que nos foi endereçado para participarmos nesta cerimónia, para além do reconhecimento que representa sobre a qualidade do trabalho realizado, constitui uma importante oportunidade para divulgar o trabalho realizado, nomeadamente junto dos membros da Rede TIC e Sociedade, que são afinal o público a quem potencialmente os recursos desenvolvidos mais interessarão.

tic@Portugal16

No TIC@Portugal16

Mais uma oportunidade para divulgar os materiais desenvolvidos com o objetivo de contribuir para a inclusão de quantos estão afastados do mundo digital.

ChtROxJWsAARC7K

O LIDIA no IP Leiria

O projeto apresentado no IP Leiria por um dos membros da equipa, Joana Viana.

ChTHWLGWUAAtgB_

O LIDIA no ENEP

Que lugar mais adequado para dinamizar um workshop sobre Literacia e Cidadania Digital? Encontro Nacional de Educação Permanente, 30 de abril de 2016, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

WORKSHOPS

Workshops LIDIA

A partir de abril, a equipa do projeto LIDIA irá realizar algumas palestras e workshops para divulgação dos recursos criados, em particular as atividades com tecnologias destinadas à inclusão digital de adultos. Disponibiliza-se aqui o calendário das edições já previstas. Basta contactar a equipa para o mail lidia@ie.ulisboa.pt no caso de pretender agendar um workshop na instituição em que trabalha. 09 abril (RIO DE MOURO) Seminário de Bibliotecas Inclusivas – AE Leal da Câmara (9:30-12:00H) 30 abril (LISBOA)  Encontro Nacional da APCEP – Pavilhão do Conhecimento (14:30-16:30H) 05 maio (LEIRIA) Ciclo de conferências “Projetos Inovadores para um Envelhecimento Ativo” – Escola de Saúde de Leiria…
Read more

lidia_divulga

Biblioteca de Atividades Online

Todos os materiais e recursos desenvolvidos no seio do Projecto LIDIA passam a estar disponíveis na Biblioteca de Atividades Online (BAO), em http://aprendercomtecnologias.ie.ulisboa.pt Visite-nos, registe-se, participe e faça parte da Comunidade em construção!

SeminárioLidia

Obrigado 👍

Obrigado a todos quantos estiveram presentes e contribuíram para o sucesso deste seminário de encerramento do Projeto LIDIA. Continuaremos a divulgar os materiais e recursos desenvolvidos por esse país fora, com a realização de outros seminários, mas o essencial está feito. Agora, a todos, a tarefa de espalhar a “boa-nova”!

cidadania digital

Seminário Internacional

Com o objetivo de refletir sobre as questões da inclusão e literacia digital dos cidadãos, em especial os adultos, e de apresentar os resultados da investigação realizada e os produtos desenvolvidos no seio do Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos, irá ter lugar no próximo dia 26 de fevereiro de 2016, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, um Seminário Internacional sobre Cidadania Digital. Este seminário contará com especialistas espanhóis e portugueses na área da literacia e inclusão digitais de adultos, para além de testemunhos apresentados por formadores que frequentaram a primeira edição do Curso LIDIA e que, nos…
Read more

img_2667-1.jpeg

O LIDIA no SEMiME

 Mais uma peça do puzzle. Apresentação dos resultados obtidos com a realização do curso piloto sobre Dinâmicas de Formação Digital de Adultos. A Elisabete no SEMiME, na FMH, no Jamor. 

capa

Livro de Atividades

Este e-book integra propostas de atividades com tecnologias especialmente criadas para promover a literacia e a inclusão digitais, em especial dos adultos com menos oportunidades para aceder e utilizar o potencial que o desenvolvimento tecnológico coloca hoje à nossa disposição.   Livro de Atividades

FORMADOR LIDIA

Formação Certificada!

O Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos, promovido pelo Projeto LIDIA, é certificado oficialmente pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A todos os participantes que realizarem o curso com sucesso será atribuída uma badge que poderão utilizar nos seus espaços online mostrando a Certificação adquirida. Se pretender ver a sua aprendizagem reconhecida com um Certificado de Formação Profissional, atribuído pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, deve seguir as indicações de avaliação definidas, apresentando, no final, um portefólio eletrónico com os produtos realizados durante a formação.Para se inscrever e receber as indicações para acesso à plataforma do curso…
Read more

Quadro atividades livro LIDIA

Taxonomia, domínios

Eis o conjunto de atividades que farão parte do livro que em breve dará à estampa e que será objeto de trabalho na primeira edição do curso de formação a distância. Ainda lugares vagos. Inscreva-se!

curso lida

Convite para CURSO

Decorrerá entre 18 janeiro 2016 e 22 de fevereiro de 2015, a primeira edição elearning do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa O curso enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham. Podem inscrever-se e participar, de forma gratuita, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que, em Portugal, intervêm…
Read more

Diapositivo01

O projeto na ECLL

A convite da organização do evento, apresentámos o projeto LIDIA na conferência ECLL que decorreu na Universidade de Évora no princípio de dezembro.

Mais testemunhos

Mais testemunhos de adultos que estiveram envolvidos em atividades de aprendizagem com tecnologias promovidas pelos participantes no Curso sobre Literacia Digital de Adultos. Testemunhos retirados da entrevista qualitativa sobre o uso das TIC que fez parte do plano da actividade INICIAÇÃO AO WORD “Nunca viajei tanto por tão pouco dinheiro. Devo isso ao senhor que inventou a internet.” AT, 61 anos “Em frente a uma máquina de bilhetes da CP sinto-me ‘moderna’, porque sei tocar naqueles botões todos e até ensino o meu netinho.” ST, 71 anos “Quando queria falar ao telefone, tinha de pedir à minha vizinha e, quando ela…
Read more

D Rosa

Adultos na 1ª pessoa!

É com grande prazer e emoção que aqui partilhamos alguns dos testemunhos dos adultos que tiveram oportunidade de ser abrangidos no âmbito das atividades planeadas pelos formandos/formadores que participaram no curso piloto desenvolvido pela equipa do projeto LIDIA no passado mês de outubro. Vale a pena ouvir a avaliação feita na primeira pessoa.

Ficheiro_000 (5)

Em síntese…

Em jeito de síntese, alguns dos conceitos em que assenta o trabalho que temos vindo a desenvolver e que constituem os principais pressupostos do Projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA).

Situações de formação

Situações de formação para análise

Para se conhecerem uns aos outros os participantes no curso escolheram uma destas situações e disseram porquê ao colega do lado. Depois de fazerem isso em pares, a tarefa foi a de cada um construir um slide no google docs apresentando o seu colega. Em breve colocaremos aqui o vídeo com os testemunhos.

siie15

O LIDIA no SIIE

O Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos irá estar presente e apresentar uma comunicação no XVII Simpósio de Informática Educativa, que terá lugar em novembro no Instituto Politécnico de Setúbal. Costa, Cruz, Viana & Pereira (2015). Literacia Digital de Adultos: Contributos para o desenvolvimento de dinâmicas de formação. Atas do Seminário Internacional de Informática Educativa (SIIE). Setúbal. Este artigo apresenta um estudo exploratório dedicado ao levantamento de situações em que o cidadão adulto encontra dificuldades para exercer a sua autonomia por não saber utilizar as tecnologias. No quadro de uma metodologia de desenvolvimento, foi aplicado um questionário a 106…
Read more

cursoLIDIA

Plataforma do Curso

Aqui fica o acesso direto à plataforma em que irá decorrer a componente virtual do Curso de Formação.

logos cores LIDIA

Logótipo do LIDIA

Desenvolvido pela Senseslab, eis o logótipo que irá estar presente em todos os materiais e recursos criados a partir de agora no âmbito do Projeto LIDIA:

IMG_2084.JPG

Qual é a coisa?

  Eis a “imagem” de uma das atividades que estão a ser desenvolvidas. Qual é ela? (Respostas para lidia@ie.ulisboa.pt) obrigado.    

cursoLIDIA

1ºCURSO Literacia Digital de Adultos

Decorrerá entre 17 e 31 de outubro de 2015, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a primeira edição do Curso Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), na modalidade bLearning (presencial e a distância).  O curso enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham. Podem inscrever-se e participar, de forma gratuita, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que,…
Read more

IMG_2004.JPG

Ponto de situação

No 1º encontro Rede TIC e Sociedade tivemos oportunidade de apresentar o projeto LÍDIA pela primeira vez publicamente. A tarefa coube vez à Elisabete…

IMG_2002.JPG

Prémio 2015

Um pormenor da sessão de apresentação do Prémio Inclusão e Literacia Digital 2015

PontoSituacaoVF

Apresentação do projeto

A equipa do projeto LIDIA participa no Iº Encontro da Rede TIC e Sociedade, evento destinado à apresentação dos resultados intercalares dos projetos premiados pelo Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014 (Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão). A sessão tem lugar no Auditório III + IV, do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), no dia 23 de setembro, entre as 16:30h e as 17:45h. …    

2014-12-10 14.43.26

1º Encontro da Rede TIC e Sociedade

Vídeo de apresentação do projeto TACCLE2, um dos projetos a que foi atribuído o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014 da FCT – Rede TIC e Sociedade. Dele viria a resultar um projeto novo, desta feita alargando a elaboração de atividades com tecnologias para todos os que de alguma maneira trabalham ou estão ligados a adultos – Projeto LITERACIA DIGITAL DE ADULTOS (LIDIA), cujos resultados, provisórios, irão ser apresentados, no próximo dia 23 de setembro no 1º Encontro da Rede TIC e Sociedade. Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014: Apresentação de Resultados Intercalares dos Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão Centro de…
Read more

image

Workshop para validação

De acordo com o plano de atividades definido, realizar-se-á no próximo dia 29 de maio, nas instalações do Instituto de Educação da universidade de Lisboa, um workshop destinado à validação das atividades com tecnologias entretanto desenvolvidas pela equipa de investigação do projeto LIDIA. Estas atividades foram desenhadas tendo como base a auscultação de perto de uma centena de adultos realizada, através de questionário com questões abertas, com a participação ativa dos alunos do 2º ano da Licenciatura em Ciências da Educação, da unidade curricular de Tecnologias Educativas II. Participam no workshop um conjunto de convidados, técnicos e formadores que trabalham com…
Read more

image

Seminário

O seminário TRANSVERSALIDADE E CULTURA DIGITAL, organizado no âmbito da atividade científica do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi pensado como um espaço de partilha, discussão e aprofundamento dos desafios que se colocam à integração de tecnologias digitais na educação e na formação para o exercício de uma cidadania plena. Com base e inspiração no trabalho que tem sido desenvolvido no seio dos projetos TACCLE2 e escol@digit@l e, mais recentemente, no contexto do projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA), é uma oportunidade para debater questões centradas na relação entre transversalidade, cultura e cidadania digital. Destina-se a docentes, alunos de…
Read more

Kick-off

O projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA) nasce do prémio atribuído pela Rede TIC e Sociedade, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2 – Apoio aos professores na criação de conteúdo para ambientes de aprendizagem, um projeto europeu em que Portugal participou através de uma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O prémio, no valor de 50.000€, irá permitir estender o trabalho por mais uma ano, desta feita produzindo atividades visando a inclusão digital de adultos. Mais informação sobre o Prémio da FCT. Ver lista de premiados.